7 de abr. de 2020

EM 7 DE ABRIL DE 1930 NASCIA VILMA ESPIN, SÍMBOLO DA MULHER CUBANA #ElBloqueoMata

Homenagem aos 90 anos de Vilma Espin, esse símbolo da mulher cubana que fundou, dentre outras obras revolucionárias, a Federação das Mulheres Cubanas, importante entidade de Cuba. 
O interessante é que o lindo texto feito hoje em sua homenagem vem de um cubano. 


  Por: Danilo Jesús de la Rosa Serrano

   Não sou escritor, mas hoje é desses dias que quero expressar o que sinto.
Lembro que a conheci como dizemos em bom cubano “pra valer”, quando trabalhava no Cenesex, sempre ouvia muitas pessoas dizer que Mariela era a que mais se parecia com ela, que era continuadora de seu trabalho, mas muito poucos (e até eu, naquele momento) somos os que conhecemos o trabalho tão extraordinário que realizou Vilma não só por Cuba, senão por tod@s .
    Além de lutar na Serra, de ser esposa, mãe de família, incentivadora dos direitos das mulheres e das crianças, ambientalista, criadora junto a Fidel de instituições tão revolucionárias como os Círculos Infantis, precursora que os homens acompanhassem  suas mulheres na hora do parto, da licença de maternidade e até da paternidade , as Casas de Crianças sem amparo familiar, os derivados de soja, o Projeto Quitrín*, o trabalho comunitário e muitas coisas mais.

Vilma pensou em tod@s nós,dediquei-me desde então ser continuador de suas lutas, de seu legado, de ser federado, de acompanhar a Federação de Mulheres Cubanas nos bons e nos maus momentos e de contribuir para o bem-estar social.

      Sou católico e sei que ela deve de estar no céu, porque Deus precisa a seu lado de pessoas como ela, que desde cima nos olha e seu espírito nos segue guiando, que fo uma bênção para ter sido tocado (espiritualmente) por ela.


          Todos os dias a cada vez que saio de minha casa lhe peço que me acompanhe em  cada uma de minhas batalhas, quem me conhece sabe que sou persistente, que tem pessoas que não lhe  tocaram o coração para me apoiar nesta, que também foi sua luta, mas são muitas, as que me ofereceram não só seu apoio moral , mas também seu carinho.

    Sempre  digo, não tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente, mas quando lês sua história te dás conta do ser humano que foi e será porque ela nunca morreu, ela vive em mim e em a cada um de nós .

Graças à minha avó, a Mariela, Teresa Fernández, Alicia Martínez, Oneida, Palenzuela, Yolanda, @Graciela Ramirez, @Anni e a tod@s  por dar-me a oportunidade de conhecer a vida e obra de uma mulher que será recordada “Como Uma Das Grandes Entre As Grandes.”

Obrigado Vilma! Graças por me  converter na pessoa que sou!
Graças por tudo!
Hoje, agora e sempre.

#EllaViveEnMi #ActorSocial #EstaEsCuba #EstaEsSuGente #Cuba #SomosContinuidad


Tradução : Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba 

*N.T.: Projeto Quintrín foi idealizado e concretizado por Vilma Espin em Santiago de Cuba como Oficina de Artesanato para aprendizado e comercialização de produtos feitos por mulheres. 


#ElBloqueoMata 

3 comentários:

  1. Viva essa delícia de ser do povo Cubano, morei lá por um ano, quanta gente querida conheci!

    ResponderExcluir
  2. Orgulho de conhecer esse país e um povo forte, guerreiro e alegre.
    Viva Cuba, Viva a Revolução!

    ResponderExcluir