14 de jul. de 2023

O DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA DE BIDEN PRESSIONA JORNALISTAS A ACUSAR ASSANGE . Parece uma novela. Mas é real. #FreeAssangeNOW

                             

                                   
              Katherine Fung, da Newsweek, cobre o Tweet de Edward Snowden criticando o "escândalo histórico" do governo Biden de processar Julian. A Casa Branca não respondeu ao pedido de comentário da Newsweek. O artigo também aborda favoravelmente o artigo da Rolling Stone, as tomadas de posição da Anistia Internacional e do The Guardian, e o protesto de Ben e Jodie no DOJ.

   É um escândalo histórico que Biden continue a perseguir Assange por motivos que agora são claramente políticos e que os principais jornais o ignorem.

     O FBI agora está pressionando os jornalistas a testemunhar contra o Wikileaks para sustentar seu caso frágil. Veja aqui:



     DOJ de Biden acusando o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, de acordo com a Lei de Espionagem  pode ter um efeito assustador. DANIEL LEAL/AFP/GETTY IMAGESO

                                         

O Departamento de Justiça de Biden está pressionando jornalistas para que ajudem a construir seu caso contra Assange.

O processo contra o fundador do Wikileaks, Julian Assange, já é uma ameaça à liberdade de imprensa - a campanha do Departamento de Justiça para fazer com que eu e outros jornalistas testemunhemos só piora a situação

  JAMES BALL

    O DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA  (DOJ) e o FBI estão pressionando vários jornalistas britânicos a cooperar com a acusação do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, usando ameaças vagas e táticas de pressão no processo. Sei disso porque sou um dos jornalistas britânicos que estão sendo pressionados a cooperar com o processo contra ele, pois trabalhei e morei com ele (por pouco tempo) e acabei denunciando os erros éticos do WikiLeaks.

     Assange está sendo extraditado do Reino Unido para os Estados Unidos, onde está atualmente na prisão de Belmarsh, no sul de Londres, por acusações relacionadas à divulgação de material vazado por Chelsea Manning e publicado pelo WikiLeaks e por uma coalizão de cinco jornais em 2010 e 2011.

     Esse material expôs detalhes sobre as condições e a deterioração da saúde física e mental dos detentos da Baía de Guantánamo. Além disso, revelou os detalhes de centenas de milhares de mortes no Iraque e no Afeganistão, inclusive lançando uma nova luz sobre as mortes de dois jornalistas da Reuters por meio do chocante vídeo Collateral Murder.

     Durante o governo de Barack Obama, o DOJ decidiu que não poderia processar Assange sem ameaçar os jornalistas americanos e suas proteções da Primeira Emenda - já que as acusações de 2010 estão relacionadas ao manuseio e à publicação de documentos confidenciais em conjunto com repórteres e organizações como o The New York Times e outros grandes veículos. Mas, primeiro com Donald Trump e depois com Joe Biden, o departamento voltou atrás.

    A primeira abordagem para que eu cooperasse com a acusação contra Assange veio por meio da Polícia Metropolitana de Londres em dezembro de 2021. Por orientação jurídica, eu havia mantido silêncio sobre essas tentativas na época. Mas agora mais jornalistas me disseram que a polícia também apareceu em suas portas no último mês. Os abordados são o ex-editor de investigações do Guardian, David Leigh, a ativista da transparência, Heather Brooke, e o escritor Andrew O'Hagan.

     A acusação de Julian Assange já é uma ameaça à mídia livre, mesmo antes de seu primeiro dia em um tribunal dos EUA. O fato de as autoridades policiais tentarem coagir os jornalistas a ajudar nessa acusação torna as coisas ainda piores. Por isso, decidi me manifestar.

     Meu contato com as autoridades do Reino Unido e dos EUA começou com um e-mail deliberadamente inócuo, depois de eu ter deixado de atender repetidamente meu telefone para um número bloqueado, de um policial metropolitano da equipe de "investigações especiais".

"James, gostaria de me encontrar com você para perguntar se estaria disposto a participar de uma entrevista voluntária com uma testemunha", disse-me o policial. "Você não está sendo investigado por nada. É um assunto delicado que só posso discutir com você pessoalmente."

     Tendo trabalhado por 15 anos como repórter investigativo e editor, essa observação por si só foi suficiente para que eu entrasse em contato com um advogado antes de fazer qualquer coisa. Um sócio do escritório de advocacia Simons Muirhead Burton conversou com a Met Police em meu nome, sem que eu estivesse presente, para descobrir o motivo da solicitação.

    Meu advogado então pediu para me encontrar pessoalmente para discutir o que havia acontecido. Como eu suspeitava, a solicitação estava relacionada a Assange e ao WikiLeaks, e especificamente a um artigo que eu havia publicado sobre o relacionamento de Assange com um homem chamado Israel Shamir.

     Shamir, um apologista frequente de Vladimir Putin e seus aliados, tinha acesso a muitos dos telegramas estatais dos EUA publicados posteriormente pelo Wikileaks. Ele foi fotografado saindo do Ministério do Interior de Belarus pouco antes de o ditador Aleksandr Lukashenko afirmar ter acesso a telegramas que mostravam que seus rivais da oposição estavam sendo financiados pelos EUA.

    Eu havia discutido com Assange sobre como lidar com esse incidente. Eu queria que o WikiLeaks se responsabilizasse pelo que havia acontecido, enquanto ele preferia encobrir o fato. Acabei escrevendo sobre o incidente para o Daily Beast em 2013. Mas, embora eu estivesse mais do que disposto a denunciar o caso na mídia, não acredito que isso deva ser usado para ajudar em uma acusação vingativa contra Assange.

    O governo dos EUA não pode fazer muito uso do que revelei no artigo em um tribunal, a menos que eu testemunhe - e não é difícil ver como eu poderia ser útil se eles estivessem tentando fortalecer o caso político contra Assange. No artigo, admito que fui eu quem entregou o material a Shamir, embora sob as ordens de Assange, sem saber quem ele era. Se eu testemunhasse tudo isso, isso poderia, pelo menos em teoria, me abrir para acusações criminais.

    Até o momento, a reunião, embora não tenha exatamente aliviado minhas preocupações, havia ocorrido conforme o esperado. Ela logo tomou um rumo muito estranho, quando meu advogado explicou que havia recebido um "fato" surpreendente da polícia no final da conversa. Meu advogado, que fez anotações durante a reunião, então me contou o que o policial lhe disse no final:

    "Uma coisa que pode ser útil para o seu cliente saber em tudo isso... obviamente, estamos trabalhando em estreita colaboração com os americanos em tudo isso, e com as agências de três letras [abreviação de FBI/CIA/NSA etc.], e temos muitas informações à nossa disposição", ele se lembra do policial dizendo. "E diante de tudo isso, achamos que seu cliente deveria saber que sabemos que 'James Ball' não existe. Tenho certeza de que há todos os tipos de motivos legítimos para um jornalista investigativo usar uma identidade falsa, mas pode ser útil para ele saber que sabemos disso."

   Eu comecei a rir de nervoso. Meu nome é meu nome de nascimento verdadeiro, nunca mudou e (depois de verificar os registros para ter certeza) não houve nenhuma adoção secreta ou algo semelhante que eu não soubesse.

    Será que o FBI achava que tinha algo sobre mim relacionado a uma identidade secreta? Eles certamente já haviam demonstrado interesse em mim antes - quando o ex-voluntário do WikiLeaks Sigurdur Thordarson se tornou um informante do FBI e depois voltou a se tornar um informante e contou à Rolling Stone o que havia contado ao FBI, ele revelou que eu era um dos poucos indivíduos sobre os quais a agência havia lhe pedido informações.

    Deixando de lado minhas preocupações sobre a qualidade das agências de inteligência dos EUA e do Reino Unido, meu advogado considerou a ameaça velada como um sinal de que qualquer outra cooperação "voluntária" com as autoridades não significava necessariamente o que parecia. Foi necessária mais assessoria jurídica, e vários advogados me aconselharam a não viajar para os EUA.

     Seguiram-se milhares de libras em aconselhamento jurídico - incluindo um documento de um King's Counsel, o mais graduado dos advogados do Reino Unido - e um escritório de advocacia de Nova York, sugerindo todos os tipos de possibilidades que variavam de prisão a intimação e absolutamente nenhuma ação adicional se a solicitação voluntária fosse recusada. E não haveria como saber.

     Quando, depois de meses de táticas de adiamento, dissemos um "não" final, houve um pequeno golpe na história de um promotor do DOJ para meus advogados. Ao enviar uma declaração na qual Shamir afirmava falsamente que eu havia fornecido a ele cabos sobre "os judeus", o promotor observou:

"Ao ver essas palavras de Shamir, não posso deixar de perguntar se o Sr. Ball reconsideraria sua decisão de falar com os investigadores, mesmo que fosse apenas para responder às alegações de Shamir".

     Recusamos mais uma vez, e meus advogados reafirmaram seu conselho de não dizer nada publicamente sobre o processo e de não viajar para os EUA, onde seria muito mais fácil para os federais tentarem me intimar - ou até mesmo me prender.

     Essa trégua incômoda chegou ao fim. Como jornalista, preciso poder viajar para os EUA para trabalhar, e estou fazendo isso esta semana. Além disso, outros jornalistas estão sendo contatados em relação ao caso. Ambos juntos tornam impossível continuar em silêncio.

    O FBI e o Departamento de Justiça agora parecem estar tentando fortalecer seu caso. Há algumas semanas, dois policiais metropolitanos visitaram as casas de três jornalistas que trabalharam com Julian Assange - a ativista da transparência Brooke, a ex-editora de investigações do Guardian, Leigh, e o escritor (e aspirante a biógrafo de Assange) O'Hagan.

      Brooke me disse que foi surpreendida em casa (ela tinha um convidado na ocasião) pelos dois policiais e conversou com eles brevemente na porta da frente. Ela me disse que eles foram "quase agressivamente amigáveis e passivos", deixando claro que estavam buscando uma declaração voluntária de testemunha em nome do FBI, e que ela não tinha "nenhuma obrigação" de fornecê-la.

   Brooke tem dupla cidadania, americana e britânica, nasceu nos Estados Unidos e, apesar de chamar Londres de sua casa, viaja com frequência para os Estados Unidos. Ela me disse, meio de brincadeira, que estava muito feliz por eu "poder ser sua cobaia" para ver se era seguro viajar para os EUA, já que eu estava viajando para cá antes que ela o fizesse.

     Leigh estava na Escócia no momento da visita, que foi no mesmo dia que a de Brooke, e disse que voltou para seu apartamento em Londres e encontrou uma carta.

  "Fomos contatados recentemente por agentes do Federal Bureau of Investigations em Washington D.C. (FBI) que gostariam de falar com você", dizia a carta. "O FBI gostaria de discutir suas experiências com Assange/WikiLeaks, conforme mencionado em WikiLeaks: Inside Julian Assange's War on Secrecy.

   "Devo enfatizar que isso é puramente voluntário e que você está agindo apenas como testemunha. Portanto, não há nenhuma exigência de falar com o FBI se não quiser."

    Todos os três jornalistas contatados pela polícia do Reino Unido deixaram claro que não têm intenção de fornecer um depoimento de testemunha para a acusação de Assange. O'Hagan condenou publicamente a Polícia Metropolitana, chamando sua cooperação com o FBI de "vergonhosa". Ele disse em um comunicado: "Não apoio os esforços dos governos para silenciar jornalistas ou para acusar escritores, editores ou organizações por publicarem a verdade... Eu mesmo iria para a cadeia antes de ajudar o FBI".

       As solicitações de cooperação recebidas pelos jornalistas podem parecer muito gentis em sua aparência. No entanto, a solicitação "voluntária" que recebi fez com que meus caros advogados do Reino Unido - pessoas que conheço há anos, e não abutres que me cobram dinheiro que não tenho - me pedissem para consultar advogados ainda mais experientes do Reino Unido e, depois, também advogados estadunidenses.

    Em outras palavras, eu não era o único preocupado com a solicitação "voluntária" que havia recebido. Advogados sérios de ambos os lados do Atlântico concordaram. Não sou cidadão americano e atualmente não moro nos EUA, mas escrevo sobre os EUA e o faço para veículos americanos.

   Os dois anos que passei sem viajar para os EUA, por recomendação legal, sufocaram histórias que, de outra forma, eu teria escrito para veículos americanos. Eu tinha um medo real e crível de ser processado. Como a resposta de Brooke me mostrou, ela também tinha, mesmo que com menos barulho.

    Se o presidente Biden quiser que seu Departamento de Justiça reverta a decisão do DOJ de Obama de processar Assange por suas ações de 2010, ele deve pelo menos explicar e dizer porque vale a pena o efeito silenciador que está tendo sobre o jornalismo convencional.

     Da forma como está, o DOJ de Biden está ameaçando os direitos da Primeira Emenda dos EUA, mesmo quando afirma estar enfrentando uma Suprema Corte que está ameaçando muitos outros direitos. A hipocrisia não deve ser mantida.

https://www.rollingstone.com/politics/political-commentary/biden-doj-julian-assange-wikileaks-case-pressuring-journalists-1234782793/?fbclid=IwAR0ZYvL42o2RIM0Xk_qEGuaOP1lw2yUf07_7tw_eXXdOAT7iGO4sYJg9fso


Tradução/Edição: Comitê Internacional Paz, Justiça e Dignidade aos Povos - Capítulo Brasil

                                                    

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário