16 de nov. de 2023

Roger Waters: “Todos devem se levantar e dizer: Israel, chega. Parem agora. “Vocês estão se comportando como animais, vocês são os monstros desta história”

                                   

Por Eduardo Fabregat

     Diante da recusa de vários hotéis e de uma mensagem do Comitê Israelense no Uruguai, o músico britânico foi obrigado a se basear em São Paulo, de onde voará para Montevidéu e Buenos Aires para os shows do “This is Not A Drill".

    “É um boicote extraordinário baseado em mentiras maliciosas. “Não vou parar de denunciar o genocídio em Gaza.” Imagem: AFP

    “Estou furioso”, diz Roger Waters.  O músico deveria estar em Buenos Aires – onde se apresentará na terça, dia 21, e na quarta, dia 22, no River Plate -, mas não. Poderia ser em Montevidéu, mas também não. Na sexta-feira passada, o Página/12 deu a conhecer a situação, quando o mesmo músico informou que a sua reserva no Faena Hotel tinha sido cancelada, e que uma reserva posterior no Alvear tinha falhado poucas horas depois de ter sido aceita. Mas a situação se agravou, como ele conta nesta entrevista exclusiva. “A cidade de Montevidéu está fechada para mim, não tenho onde parar. Tenho que voar para lá diretamente no dia do show, sexta-feira, dia 17. E no dia 16 tive um jantar com José Mujica, o ex-presidente do Uruguai, que é meu amigo. E não posso ir, não posso jantar com Mujica porque o lobby israelense e seja lá como eles se chamam me cancelaram .”

    O baixista e cantor refere-se ao e-mail que recebeu o hotel Sofitel de Montevidéu, no qual Roby Schindler, presidente do Comitê Central Israelita do Uruguai, ressalta que “Talvez você não saiba, e eu não culpo você por isso., que Roger Waters é um misógino, xenófobo e antissemita, que aproveita sua fama de artista para mentir e vomitar seu ódio contra Israel e todos os judeus", e afirma que "Ao recebê-lo, você será, mesmo que você não queira, um propagador do ódio que este homem exala e estará contribuindo para o aumento da Judeofobia .”

-E então, onde você está agora?

-Estou em São Paulo, felizmente em um lindo hotel. Devíamos partir anteontem, mas demoramos mais cinco dias; Deveríamos estar em Buenos Aires hoje, mas também não podemos ir, então ficaremos aqui. 

-Então no Brasil não aconteceu a mesma coisa que no Uruguai e na Argentina...

-O pessoal aqui está adorando, fizemos dois shows esgotados em São Paulo que tiveram críticas fantásticas, todo mundo adorou o show, nós adoramos, foram um dos melhores shows que fizemos, o público se divertiu muito. E de alguma forma esses idiotas do lobby israelense conseguiram cooptar todos os hotéis em Buenos Aires e Montevidéu e organizaram este boicote extraordinário baseado em mentiras maliciosas que têm contado sobre mim. Eu sei bem disso, vejo que esse Roby Schindler me chama de “misógino” como o menor dos crimes que supostamente cometi. E você sabe de onde isso vem? De Polly Samson, esposa de David Gilmour (guitarrista do Pink Floyd com quem Waters tem uma disputa histórica): ela é a única pessoa que já me acusou de ser misógino. E eles pegaram isso e colocaram na minha descrição geral, como um nazista e um odiador de judeus, e todo o resto do absurdo absoluto que dizem sobre mim, mentiras sujas. 


-Sua turnê “This is Not A Drill” já havia recebido questionamentos, mas por uma interpretação absurda da personagem Pink do The Wall. Isto mudou desde os ataques do Hamas em 7 de Outubro em Israel e tudo o que se seguiu?

-Eles fazem isso porque acredito nos direitos humanos e falo abertamente sobre o genocídio do povo palestino. E vou continuar fazendo isso. Porque o genocídio está sendo cometido neste momento, todos os dias na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em todos os territórios ocupados. E isso tem que parar. Chegou a hora de todos nós ao redor do mundo, todos os irmãos e irmãs, dizermos basta. Não mais. Não se pode permitir que Israel continue com esta revolta genocida repugnante. E estas pessoas, os Roby Schindler deste mundo, tentam me silenciar porque acredito nos direitos humanos e eles não. Trata-se de uma sociedade colonial que não impede nada, nem mesmo o assassínio em massa, de proclamar a sua supremacia sobre outros povos e outras religiões. As pessoas do mundo têm que detê-los. Como seres humanos, é um dever moral absoluto enfrentá-los. E você pode escrever assim: isso me faz rir, seria muito engraçado se não fosse tão vil, tão nojento e estúpido. 

-Eles te deram alguma outra explicação nos hotéis?

-Não, só “eles não têm quarto”. E eu sei que em Montevidéu estão há semanas em todos os jornais dizendo às pessoas para não comprarem ingressos para o show. E você sabe como é: quando você fala mentiras o tempo todo e faz isso em alto volume, eu faço as pessoas dizerem “hum, talvez seja verdade, talvez eu não vá ao show”. A última vez que estive em Montevidéu, há cinco anos, me deram as chaves da cidade!

-Mas agora mudaram a fechadura!

-Eu estava ali com uma medalha no pescoço, ouvindo eles dizerem que eu era uma pessoa maravilhosa, que grande defensor dos direitos humanos, e que músico maravilhoso, obrigado por esses 60 anos de boa música e blablablá.. .e agora não me deixam ficar num hotel da cidade! É uma loucura, obviamente. 

-Os pedidos de cessar-fogo multiplicaram-se. O que está faltando na comunidade internacional?

-Temos que permanecer unidos. Porque negar o genocídio, o bombardeamento de Gaza, a morte de 4.000 crianças e bebés... Crianças estão morrendo em Gaza porque não têm oxigénio nas suas incubadoras. Parte meu coração a cada segundo que isso continua. Todos devem se levantar e dizer “Israel, chega. Parem agora. Vocês estão se comportando como animais, vocês são os monstros desta história, vocês são os terroristas .” Olhamos para o futuro e esperamos que haja uma democracia, um estado em que todos sejam iguais perante a lei para todos, sem distinção de religião ou nacionalidade. Não pode haver mais senhores e escravos na terra sagrada. Essa é a razão pela qual o lobby israelita tem tentado me destruir há 17 anos. E até agora eles falharam e continuarão a falhar. Porque continuarei a estar na plataforma dos direitos humanos universais, para todos os irmãos e irmãs, em todo o mundo, não apenas na terra sagrada. Mas essa não é a sua plataforma, são uma sociedade colonial que acredita que são melhores que os seus vizinhos e que podem fazer o que quiserem com eles. Bem, nós, as pessoas do mundo, não vamos permitir isso. Isto não começou em 7 de outubro, começou muito antes de 1948, mas o dia crítico foi quando a nakba  começou , e tem acontecido desde então e isso é suficiente! Agora atingiram este extremismo do seu comportamento colonial, e agora cometem genocídio apesar do que dizem os líderes dos Estados Unidos e da comunidade europeia, e da força de vontade do povo dos Estados Unidos e do povo da Europa, e claro, o Sul global, que apoia a causa palestina. 

-Algumas semanas atrás você pôde ver uma marcha massiva de judeus em Nova York.

-No Ocidente temos governos que apontam que o que está acontecendo é contra a vontade do seu povo, isso foi demonstrado pelas centenas e centenas de milhares de cidadãos nas ruas, quase todos os dias. Judeus manifestando-se, dizendo “Não em nosso nome”! Porque o Judaísmo é uma boa religião, que se preocupa com os seus irmãos e irmãs, que ama as pessoas. Isto é uma aberração, que é apoiada pela propaganda a cada minuto de cada dia que o povo israelita tem recebido desde 1948. Não podemos culpá-los, eles foram inoculados com este veneno, 24 horas por dia, sete dias por semana, durante 75 anos. Não é nenhuma surpresa então que eles se comportem de forma tão horrível. Mas temos que ajudá-los. E continuar fazendo isso apesar desse idiota do Roby Schindler e de suas mentiras sujas. 

-Mas você sabe que a sua oposição ao Estado de Israel desencadeou acusações de anti-semitismo.

-Eu disse isso em uma entrevista há algumas semanas: só uma pessoa no mundo sabe se Roger Waters é anti-semita ou não. E essa pessoa é Roger Waters. Sei muito bem o que sinto no meu coração e não tive um único pensamento antissemita em toda a minha vida. O que condeno é o que o governo israelita faz, e continuarei a condená-lo porque é errado, e foi errado desde o início. Bem, o tempo acabou: parem o genocídio agora! A coisa mais fácil é apontar-me como anti-semita, e é porque eles não têm uma bússola moral, não podem ter um argumento sólido do lado israelita da questão. Eles estão cometendo assassinatos, estão cometendo genocídio, estão oprimindo outro povo. É uma limpeza étnica que realizam há 75 anos, desde o primeiro dia da nakba. Mataram centenas e centenas de pessoas, cometeram atrocidades, massacres que têm acontecido desde então. Não mais. Acabou. Mas me trancar, me mandar dormir no estábulo? É tão estúpido! É uma loucura que as pessoas na Argentina aceitem essa bobagem sobre o Faena e o Four Seasons, e como são chamados os outros hotéis. É estupido. Eles deveriam pensar um pouco mais e se comportar como adultos!

-Neste contexto, podemos falar algo sobre música? Esta é realmente a última turnê?

-Provavelmente não! A coisa da “última turnê” é mais uma piada interna da indústria, quem sabe. Continuo escrevendo, compondo, estou trabalhando no meu próximo disco, nos quartos do hotel estou escrevendo coisas, montando músicas e apresentando alguns fragmentos no show. Não parei de trabalhar e provavelmente não vou parar. Se continuarei fazendo esse tipo de show, não tenho ideia, só o tempo dirá. Porque estou muito animado com os shows em Buenos Aires, meus últimos shows lá são uma lenda, nove shows no River Plate. Não estou me gabando, só estou dizendo que é importante, e que esses shows sejam cercados pelo lobby israelense me deixa furioso. Está desviando a atenção de This is not a Drill e da música que venho fazendo há 60 anos. Usá-lo de uma forma que busca sustentar o regime israelense e o tratamento atroz dado aos povos nativos, os palestinos, tira o foco desses shows, o que será ótimo, porque o público do BA é fantástico, já vivi isso antes , e você vai adorar esse show. 

-Mas você não acha que o conteúdo do programa também multiplicou as críticas?

-Esse é  um show muito político, muito frontal. Tentaram cancelá-lo através da Alemanha e da Inglaterra e falharam. Mas quando você for ver você dirá “Mas por que eles estão tentando cancelar?” Ah , porque menciono Anne Frank e Shireen Abu Akleh na mesma música. Bem, ambos foram assassinados por regimes implacáveis, é por isso que estão na mesma música. Em ambos os casos é um Estado que comete um crime, seja Anne Frank ou Shireen Abu Akleh. Não podem cancelar o show de uma pessoa que aponta esses crimes porque ele faz isso na mesma música. No programa também menciono Sophie Scholl (N. da R: ativista do movimento Rosa Branca, guilhotinada pelos nazistas em 1943), que durante nossa parada em Munique na turnê minha esposa e eu fomos deixar rosas brancas em seu túmulo . Se você não conhece sua história, pesquise, eduque-se. 

-Há algo que você deseja adicionar?

-Estou ficando sem fôlego, já disse tudo o que poderia dizer… Espero que no futuro nossas vidas se cruzem para falar mais a fundo sobre música. Mas agora estou no meio de uma guerra. E não é a guerra contra mim que me importa, mas a carnificina de irmãos e irmãs em Gaza. É sobre isso que é importante falar hoje. Não os sentimentos do lobby israelita: eles merecem o nosso desprezo. E sim, estou profundamente zangado, isto é uma piada maluca e absurda, mas temos que fazer algo a respeito. 

                                 


Mensagem do sionista Roby Schindler aos hotéis

Em e-mail intitulado “Hospedagem a Roger Waters” e enviado ao gerente geral do Sofitel Montevideo, Roby Schindler, presidente do Comitê Central Israelita do Uruguai, enviou a seguinte mensagem, que surtiu o efeito desejado.

“Constatou-se que devido à recusa em receber Roger Waters em outros hotéis, o Sofitel Montevideo lhe dará hospedagem. Talvez você não saiba, e não te culpo por isso, que Roger Waters é um misógino, xenófobo e antissemita, que aproveita sua fama de artista para mentir e vomitar seu ódio contra Israel e todos os judeus .

O discurso de ódio tem frequentemente consequências piores para a humanidade do que as armas. Ao recebê-lo, você será, mesmo que não queira, um propagador do ódio que este homem exala e estará contribuindo para o aumento da judeofobia (ou seja, o ódio aos judeus) em nosso país. Eu não gostaria de estar no lugar dele e ter que carregar o estigma de receber um dos principais discursos de ódio do planeta.

Sinceramente,

Roby Schindler

Presidente do Comitê Central Israelita do Uruguai.”

Os direitistas do Together X Change também não querem Waters

O “caso Waters” também mereceu atenção no Congresso. Num projeto de declaração apresentado pela legisladora do Juntos pela Mudança, Sabrina Ajmechet e acompanhada por Alejandro Finocchiaro, Karina Banfi, Ana Clara Romero, José Luis Espert, Rubén Manzi, Marilú Quiróz e María Sotolano, a câmara é chamada a expressar “a sua “ profunda repúdio à presença do cantor em nosso país”.

A apresentação dos legisladores alude a declarações feitas há algumas semanas pelo artista, quando numa entrevista ao jornalista Glenn Greenwald observou: “Como é que os israelitas não sabiam que isto ia acontecer? Quero dizer, o Exército Israelense naqueles 10 ou 11 campos não ouviu as explosões quando elas aconteceram? O que eles tiveram que voar para cruzar a fronteira? Há algo muito suspeito nisso.” Na mesma entrevista, o músico observou que “a coisa foi exagerada porque os israelenses inventaram histórias sobre decapitação de bebês”.

“Opiniões como as expressas por Waters procuram questionar a atuação do Estado de Israel no exercício do direito à legítima defesa, sendo profundamente antissemita usando o antissionismo como máscara”, afirma o projeto dos deputados.


https://www.resumenlatinoamericano.org/2023/11/15/cultura-roger-waters-todos-deben-pararse-y-decir-israel-no-mas-detenganse-ahora-mismo-ustedes-se-estan-comportando-como-animales-ustedes-son-los-monstruos-en-esta-historia/
Tradução/Edição: Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba e às Causas Justas
                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário