29 de set. de 2026

O PROGRAMA DE MARCO RUBIO PARA A AMÉRICA LATINA

                                   
José Ernesto Nováez Guerrero


Rubio não tem um projeto para a América Latina precisamente porque os Estados Unidos não têm, e nunca tiveram, um verdadeiro projeto de desenvolvimento regional.

 

   Antes de sua viagem à Colômbia, Equador e Peru, o Secretário de Estado Marco Rubio publicou um artigo no site do Departamento de Estado intitulado “Um Hemisfério que Entrega Resultados”. O texto pretende ser um resumo programático da agenda desta administração para a América Latina, mas suas afirmações contrastam fortemente com a realidade das ações dos EUA na região nos últimos anos.

    Esses tipos de textos sugerem que Rubio aspira a se apresentar como um John Quincy Adams ou um Henry Kissinger, complementando a imagem de um estadista forte com um programa claro de dominação hemisférica e a vontade de confrontar todos os inimigos dessa dominação, particularmente o espectro vermelho, personificado na “terrível ditadura de Cuba” e, pior ainda, na ameaça chinesa. Mas por trás de toda a retórica, reside a realidade de um Secretário de Estado latino com aspirações presidenciais para 2028, como parte de um Partido Republicano dominado pelo movimento MAGA, no qual o racismo desempenha um papel ideológico significativo.

   O sucesso político futuro de Rubio depende de quão bem ele implementar a Doutrina Donroe na América Latina e, no que diz respeito à sua base na Flórida, dos resultados obtidos nos esforços de contrainsurgência contra Cuba. Textos programáticos dessa natureza servem para expor as projeções e contradições do projeto imperial na região.

 

A promessa de segurança

    A segurança é um dos principais temas no discurso dos Estados Unidos sobre o Hemisfério Ocidental. Em consonância com as prioridades de segurança nacional estabelecidas pela atual administração para 2025, a mudança de foco para as Américas representou um aumento considerável na projeção de poder e na interferência política. O narcotráfico tem sido a principal desculpa para aumentar a pressão e até mesmo justificar a agressão contra países da região. Nessa narrativa, esse flagelo é apresentado como um problema exclusivo dos países do Sul Global, ignorando completamente as imensas e influentes redes que, uma vez dentro dos Estados Unidos, movimentam drogas pelas cidades do país.

 Sobre essa questão de segurança, o Secretário de Estado escreve:

    "Estamos cumprindo nossa missão de segurança porque as organizações narcoterroristas não apenas traficam drogas, mas também facilitam a imigração ilegal em massa e o tráfico de pessoas, corrompem instituições públicas, recrutam crianças, destroem famílias e desencorajam investimentos genuínos. Juntos, nossos governos estão trabalhando lado a lado com as forças da lei para derrotar os cartéis criminosos que assolam nosso hemisfério. O fim da imigração ilegal já os privou de dezenas de bilhões de dólares anualmente, e nossa cooperação para erradicar o tráfico de drogas limitará ainda mais os recursos que eles têm para praticar o mal."

   Em contraste com esse discurso, temos, por exemplo, a decisão tomada pelo Presidente dos Estados Unidos de libertar o ex-presidente hondurenho Juan Orlando Hernández, que estava preso nos Estados Unidos. Hernández foi considerado culpado por um tribunal americano em junho de 2024 e condenado a 45 anos de prisão por seus comprovados vínculos com o narcotráfico. Durante o julgamento, os promotores demonstraram que o presidente colaborou estreitamente com narcotraficantes, facilitando o fluxo de drogas e a utilização de Honduras como trampolim para o tráfico internacional. [1]

   Além disso, sob o pretexto de combater o tráfico de drogas, os Estados Unidos atacaram cerca de 68 embarcações no Caribe e no Pacífico e perpetraram mais de duzentos assassinatos extrajudiciais, sem apresentar qualquer prova de que as embarcações destruídas eram, de fato, usadas para o tráfico de drogas. Existem inúmeros testemunhos de familiares e vítimas denunciando a natureza criminosa dessas ações. [2]

 

Os Estados Unidos e atores externos

    Mais tarde, o Secretário de Estado aborda a questão da prosperidade que os Estados Unidos proporcionam aos seus vizinhos mais próximos e questiona o papel de vários atores externos num hemisfério que a potência hegemônica americana considera seu. Rubio centra essa preocupação principalmente na China:

   "Há muito tempo, atores de fora do hemisfério, apoiados por estados estrangeiros, especificamente a China, entram em nossa região com promessas que mascaram suas práticas predatórias. Frequentemente, seu envolvimento assume a forma de contratos obscuros, dívidas insustentáveis, exploração de trabalhadores e destruição ambiental. Quando os ativos críticos de um país caem sob a propriedade ou o controle de outra nação, os países perdem seu direito sagrado de determinar seu próprio destino e enfrentam graves ameaças à sua soberania nacional, privacidade de dados e independência econômica."

    Contudo, essas afirmações parecem ser uma projeção do papel real que os Estados Unidos desempenharam em relação aos seus vizinhos. De 1898 até o presente, os Estados Unidos intervieram na política interna dos países da região em mais de quarenta ocasiões, vinte das quais foram invasões militares diretas. Alguns países, como Cuba, República Dominicana, Haiti e Nicarágua, sofreram mais de uma invasão durante esse longo período histórico.

    Durante o século XX, tropas e companhias estadunidenses apoiaram governos ditatoriais em toda a região. Na infame Escola das Américas, no Panamá, foram treinados os militares responsáveis ​​pelo assassinato, tortura e desaparecimento de centenas de milhares de pessoas na América Latina durante o longo ciclo de ditaduras militares no continente. Para os Estados Unidos, falar em soberania nacional dos países latino-americanos é uma tremenda afronta à história do continente.

   O fato de o Secretário de Estado desta administração estar agindo dessa forma é mais uma prova do extraordinário cinismo desse indivíduo e de como ele transformou a mentira em política oficial. Em menos de dois anos, o legado desta administração já inclui agressão militar direta contra a Venezuela, um bloqueio criminoso de combustível contra Cuba, ameaças contra o Panamá, o México e a Nicarágua, e interferência flagrante nas eleições de Honduras, Colômbia e Brasil.

    A promessa do governo de priorizar o continente não se traduziu em nada concreto. Pelo contrário, a CEPAL revisou mais uma vez sua previsão de crescimento para a América Latina para baixo este ano, de uma estimativa de 2,3% até o final de 2025 para 2,2%, com a possibilidade de um crescimento ainda mais modesto[3]. Entre os fatores que contribuem para esse declínio, destaca-se a incerteza do cenário geopolítico, com o caso Irã-Contras como o principal elemento desestabilizador e as tarifas arbitrárias impostas pelo governo Trump a vários países da região, que desaceleram significativamente o desempenho das economias locais[4].

 

O Secretário de Estado acrescenta:

   "Cada nação em nossa região tem o direito soberano de escolher seus parceiros. Pedimos apenas que a escolha seja feita com absoluta transparência e que todos os seus termos sejam visíveis ao público."

    Em contraste, a Doutrina Donroe concentrou-se em expulsar à força todas as empresas estrangeiras, particularmente as chinesas, da região. Para atingir esse objetivo, utilizaram diversos meios, desde pressão econômica até chantagem direta. Um exemplo notório é o que aconteceu com o Canal do Panamá. Por meio de chantagem e ameaças de anexação, forçaram o governo panamenho, tradicionalmente um aliado da política externa dos EUA, a rescindir uma série de contratos de gestão do Canal assinados com empresas chinesas.

    Outros países, como Cuba, Venezuela e Nicarágua, também foram acusados ​​e perseguidos por esta administração devido às suas relações comerciais com a China e a Rússia. Chegaram mesmo a ser acusados, sem provas, de abrigar bases militares pertencentes a essas potências dentro de suas fronteiras. 

 

Os aliados do Departamento de Estado

     O texto também dedica trechos a elogiar os governos dos países incluídos na visita atual. Esses aliados têm uma história que muitas vezes contradiz as narrativas que Washington e o Secretário de Estado querem nos vender.

    O recém-empossado ocupante da Casa de Nariño está envolto em inúmeras controvérsias devido aos seus laços com figuras proeminentes da parapolítica colombiana. Seu passado como advogado de defesa inclui personalidades como David Murcia Guzmán, criador do esquema de pirâmide DMG, condenado por arrecadação ilegal de fundos e lavagem de dinheiro; ex-congressistas condenadas por parapolítica, como Rocío Arias e Eleonora Pineda; e o ex-magistrado Jorge Pretelt, condenado por corrupção após exigir subornos para influenciar decisões do Tribunal Constitucional. Isso, somado à sua inclinação necropolítica por posar ao lado de cadáveres no que parece ser uma clara legitimação da violência institucional, levou muitos a questionar a eficácia do discurso de "tolerância zero" em um governo cuja principal figura navegou por águas tão turvas. [5]

     Noboa, o recém-eleito presidente do Equador, foi acusado de fazer parte de uma rede familiar de tráfico de drogas. Segundo documentos da polícia equatoriana, entre 2020 e 2022, quase 700 quilos de cocaína foram apreendidos no porto de Naportec, em Guayaquil, escondidos em caixas de banana pertencentes à empresa Noboa Trading [6]. Em junho de 2026, a jornalista polonesa Silva Koniuszek, que investigava as ligações da família Noboa, e especialmente do presidente, com essa rede de tráfico, foi assassinada, e sua morte foi forjada para parecer um suicídio. O presidente equatoriano também militarizou diversas cidades do país numa tentativa de conter o aumento significativo da violência criminal e ordenou a violação da imunidade parlamentar da Embaixada do México em Quito para sequestrar o ex-vice-presidente Jorge Glas. Nas últimas eleições, contra a candidata do movimento Correista, Luisa González, ocorreram múltiplas irregularidades que indicam que os processos estiveram longe da transparência necessária.

    A Sra. Fujimori, por sua vez, é filha do infame Alberto Fujimori, condenado a 25 anos de prisão em 2009 por diversos massacres cometidos durante sua presidência no Peru. Keiko também foi processada no país, acusada de liderar uma organização criminosa ligada ao seu partido político, Fuerza Popular. Ela também enfrenta acusações de lavagem de dinheiro, declarações falsas em processos administrativos, falsificação e obstrução da justiça, além de solicitação de fundos ilícitos para financiar suas campanhas políticas.

     Esses três presidentes, juntamente com outros como Nasry Asfura, de Honduras, totalmente exposto no escândalo Hondurasgate; Javier Milei, que destruiu a economia argentina e praticamente entregou o país; e Claudio Katz, do Chile, que defende a ditadura de Pinochet, são os modelos políticos que a Casa Branca deseja para nossa região. Colaboradores dispostos a entregar os recursos naturais de seus países, reprimir a resistência popular e sustentar a frágil hegemonia dos Estados Unidos.

    São a esses aliados que o Secretário de Estado se dirige no texto mencionado, com suas promessas vazias de prosperidade e soberania e uma prática concreta de pilhagem e subjugação. Rubio não tem um projeto para a América Latina precisamente porque os Estados Unidos não têm, e nunca tiveram, um verdadeiro projeto de desenvolvimento regional. Eles não querem iguais; querem colônias e neocolônias. E embora o visitante de hoje possa parecer latino, sua essência é profundamente imperial. Nossa escolha, a escolha de todos os latino-americanos, continua sendo entre Somoza e Sandino, entre Batista e Fidel.

Notas:

[1] Juan Orlando Hernández é condenado nos EUA: principais fatos do julgamento

[2] Ataques dos EUA contra supostos barcos de narcotráfico completam um ano e deixam cerca de 220 mortos

[3] América Latina e Caribe crescerão 2,2% em 2026, em um contexto internacional caracterizado por conflitos geopolíticos | CEPAL

[4] Política tarifária dos EUA afetou diversos países da América Latina - El Diario de Hoy

[5] As ligações controversas que assombram a candidatura presidencial de Abelardo De la Espriella

[6] Equador: negócios da família Noboa ligados ao narcotráfico

 

https://espanol.almayadeen.net/articles/2235234/el-programa-de-rubio-para-america-latin

@comitecarioca21


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário