16 de mar. de 2022

JULIAN ASSANGE, GUERRAS E O MEDO DA VERDADE (+vídeo de Assange de 1m:50s) ATUALIZAÇÃO DO CASO.

FreeAssangeNOW
Carmen Diniz         

        Um curto trecho de uma entrevista de Julian Assange antes de seu encarceramento demonstra a realidade que vivemos hoje no conflito Rússia-Ucrânia. De uma triste e trágica atualidade que comprova a participação do jornalismo nas guerras. E o porquê de Assange sofrer toda a perseguição implacável não só por parte do país mais poderoso do planeta como de seus aliados. Aquele antigo  "império onde o sol nunca se põe"(Reino Unido) se mostra absolutamente submisso aos EUA em uma vergonhosa conduta. Não só o jornalismo se mostra em uma decadência de inverdades. A justiça britânica se mostra em uma decadência vergonhosa de injustiças.  

   E o império estadunidense continua em uma clara agressão contra a liberdade de expressão. Os povos têm o direito de serem informados a respeito das condutas dos países. Mesmo (e especialmente) sobre os crimes que cometem contra vidas humanas, até para que sejam controlados por quem os elege. Caso contrário estamos diante de ditaduras travestidas de democracias.


Há um texto de Bertold Brecht muito conhecido :             

Primeiro levaram os negros

Mas não me importei com isso

Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários

Mas não me importei com isso

Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis

Mas não me importei com isso

Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados

Mas como tenho meu emprego

Também não me importei 

Agora estão me levando

Mas já é tarde.

Como eu não me importei com ninguém

Ninguém se importa comigo.

Bertolt Brecht (1898-1956)


                      A foto é exatamente sobre isso:

                                       

Primeiro levaram o jornalista. Não sabemos o que aconteceu depois disso.

                    NÃO É CONTRA O ASSANGE

                 É CONTRA A INFORMAÇÃO 

                       É CONTRA NÓS.


                                                            Roger Waters

Ele precisa ser protegido. Não podemos deixar que os Estados Unidos e o Reino Unido e todos os outros acólitos do império do mal encarcerem este grande homem e o matem, que é o que eles farão.


Como é possível que permaneçam observadores passivos em vez de atores pacifistas do caso?  Cidadãos dos EUA e do Reino Unido, levantem-se contra esta desgraça!

Carta de Stella Moris a respeito da recente decisão da suprema corte britânica que negou o recurso de Assange : https://bit.ly/3q0l4t9  


     Assim prossegue o processo de Assange:

 Após a decisão do Supremo britânico cassando a decisão de não extraditar Assange aos EUA, ou seja, autorizando a extradição, os advogados dele, lamentando o fato, alertam para o risco que isso significa para a vida do jornalista.  Não é novidade para ninguém o tratamento que os EUA destinam a prisioneiros e ainda mais a uma pessoa a quem perseguem. O que o governo estadunidense 'oferece' como garantia pode ser revogado a qualquer tempo, significa que não há nenhuma garantia de cumprirem o oferecido como tratamento humanizado a Assange.

     O caso, agora foi remetido à ministra do Interior #PritiPatel que pode decidir pela extradição de Assange ou não. A questão deixa de ser jurídica para se tornar uma decisão política (que, a propósito, sempre foi, mas com um 'verniz' jurídico ). Antes de qualquer decisão de Patel a defesa de Assange poderá apresentar seus argumentos e caso ela decida pela extradição, ainda assim cabe interpor apelação.

      Segue o processo. Seguimos acompanhando.  



#FreeAssangeNOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário