8 de jun. de 2022

ESCÂNDALO NA CÚPULA DAS AMÉRICAS : PORTA-VOZ DO GRUPO DE TRABALHO PEDE DEMISSÃO SOB AMEAÇA

Adela Panezo Asprilla, a porta-voz oficial do grupo de trabalho sobre Governabilidade Democrática na cúpula que está sendo realizada em Los Angeles, decidiu renunciar, foi revelado nesta quarta-feira.

Em uma declaração, ela explicou as pressões que recebeu dos organizadores do evento, em uma espécie de política fascista de subjugação daqueles que não pensam como eles.

"O que é democracia para vocês?", a pergunta que irritou os detratores.

"O que a democracia realmente significa para vocês? ", foi a pergunta feita na quarta-feira pela professora Adela Panezo Asprilla, na qualidade de porta-voz do grupo de trabalho sobre Governabilidade Democrática do Fórum da Sociedade Civil, que se reúne na cidade norte-americana de Los Angeles, como parte das atividades da IX Cúpula das Américas.

A professora universitária e representante do Centro da Família Afrosanteño, uma organização não governamental (ONG) da sociedade civil panamenha, acrescentou: "Se vivemos em países onde prevalece a corrupção, o nepotismo, os conflitos de interesse, onde cada vez mais - e com a questão pandêmica - nossas populações se tornaram mais pobres, onde há mais miséria, vivemos em democracias fracassadas".

"Sinto que temos que reconfigurar o conceito de democracia e que, nesse sentido, teria sido muito bom permitir que todos os países participassem desta IX Cúpula das Américas".

"Porque não podemos excluir, temos que incluir". "Para chegar a um conceito real do que é a democracia, seria muito importante incluir todas as partes e todos os países".

Como um efeito dominó, Panezo Asprilla foi questionada pelos personagens que Washington permitiu viajar a Los Angeles como "representantes" da sociedade civil cubana, a cantora Yotuel e Rosa María Payá; uma descrição muito distante do que realmente representam. Elas são as que respondem à política de exclusão - e ódio - promovida a partir de Miami.

"Ficaram tão irritados com minha abordagem que examinaram minha vida e emitiram um documento no qual me acusam de ser uma infiltrada cubana, que trabalha para a segurança do governo cubano, e pedem que eu seja removida como porta-voz para a questão da Governabilidade Democrática."

"Não pensei que fossem tão reacionários e o triste é que praticamente todos aqui são contrarrevolucionários e aqueles que não são  preferem ficar calados para não se meter em problemas", disse Panezo Asprilla à Cubadebate via WhatsApp.

"Além disso", acrescentou, "eles tiraram um acróstico que eu escrevi para Fidel e o usaram como prova de sua condenação".

Essas ameaças e ações coercitivas por não concordar com as exclusões foram a razão pela qual Panezo Asprilla decidiu renunciar a seu papel de porta-voz do grupo de trabalho de Governabilidade Democrática, o que ela explicou em um documento que apresentou à Secretaria das Cúpulas.

"Não serei a porta-voz do grupo de Governabilidade Democrática, por razões de princípios, que me impedem de dizer coisas com as quais não concordo", diz o documento.

Panezo Asprilla afirma que é lamentável que depois de mais de três meses de trabalho intenso, " tive que ceder a incluir (no documento de resumo do grupo) exigências com as quais não concordo, de modo a não colocar mais minha vida em risco".

"Minha pergunta sobre o que era a democracia para eles e que, para reconstruir o conceito de democracia, todos os partidos e países devem ser levados em conta, tem causado tanto aborrecimento nas pessoas que não têm a capacidade de ouvir os outros, que ousaram olhar para minha vida, escrevendo em minha página do Facebook insultos contra mim".

A professora panamenha decidiu deixar o Fórum da Sociedade Civil da Cúpula de Biden e juntar-se à Cúpula dos Povos, onde os excluídos e marginalizados têm voz.

Professora Adela Panezo Asprilla.

A declaração da porta-voz:


Boa noite, caros membros da Secretaria das Cúpulas.

Estou anexando o resumo que foi trabalhado hoje no grupo de trabalho sobre Governabilidade Democrática.

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para informá-los que não serei a porta-voz do grupo de Governabilidade Democrática, por razões de princípios, que me impedem de dizer coisas com as quais não concordo.

É lamentável que após mais de três meses de trabalho intenso e árduo, eu tenha tido que ceder a incluir exigências com as quais não concordo, de modo a não colocar minha vida em maior risco, simplesmente para me apresentar diante dos membros do painel sobre o tema da democracia na sessão de ontem.

Minha pergunta sobre o que era a democracia para eles e que para reconstruir o conceito de democracia é preciso levar em consideração todos os partidos e países, causou tanto aborrecimento em pessoas que não têm a capacidade de ouvir os outros, que ousaram revirar minha vida, escrevendo em minha página do Facebook insultos contra mim.

Por estas razões, decidi não ser a porta-voz.



http://www.cubadebate.cu/noticias/2022/06/08/escandalo-en-cumbre-de-las-americas-vocera-de-un-grupo-de-trabajo-renuncia-bajo-amenazas/

Tradução: Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba 







Nenhum comentário:

Postar um comentário