1 de nov. de 2021

Kari Krenn a Yunior García: "É melhor calar-se e deixar que suspeitem de sua tolice do que falar e tirar todas as dúvidas a respeito"

Yunior Garcia. Foto: Razones de Cuba

Por Kari Krenn


Eu li você, Yunior.

Eu li você com atenção, tentando descobrir por trás de suas palavras, suas motivações, suas mensagens implícitas ...

Talvez isso de navegar diariamente entre oceanos de letras, nos torne de alguma forma aptos em decifrar as coisas que transcendem, apenas reunindo as palavras...

Na verdade são imensas as contradições que você transmite!

Você é um homem culto, com estudos acadêmicos segundo relatos, concordo que sendo dramaturgo tem um elevado conhecimento de textos, razão pela qual expressa que "não sabemos o motivo das citações", é algo que uma criança de 5 anos em fase pré-escolar,  poderia perceber só de ter ouvido a notícia ...humm ... Primeira mentira ...

  Você insiste em seu "direito de ter direitos". Sim, cada pessoa nasce com o instinto de buscar o melhor para si e, na evolução da nossa espécie, essas angústias nos levaram a tentar alcançar esse objetivo.

 Onde há necessidade nasce um direito ... algo que todo ser humano carrega intrinsecamente. Mas às vezes pode haver sobreposição de direitos, entre tantas pessoas que habitam o mundo, imagine.

Diante disso, o consenso civilizador indica que se destina a beneficiar a maioria. Por esta razão, nossos próprios direitos são limitados, na medida em que se iniciam os direitos dos outros ...

Você tem razão quando diz que desqualificar o outro não é bom ... e não estou falando apenas de expressões verbais, mas de ações: você não desqualificou seu próprio povo com suas ações irresponsáveis?

 Você insiste em pedir democracia: que parte da democracia você não aceitaria, quando mais de 80% dos seus conterrâneos optaram por este tipo de vida político-social?

 Você fala de pluralismo ... mas  ataca a decisão da maioria só porque não concorda com ela.

 Sim. É verdade que ônibus e filas para comprar frango são um problema em Cuba e você associa essa circunstância com "a engrenagem oficial de continuidade obediente e dogmas  irrevogáveis".

Em outras palavras, em sua análise elementar, o bloqueio e a guerra disfarçada do imperialismo contra Cuba, é algo inexistente e inócuo?

Yunior, um homem estudado graças à Revolução, não sabia que a vida de qualquer sociedade implica obediência às leis que as fundaram?

 O inimigo número um de qualquer sociedade humana é o individualismo.

 E você e o resto do 'acidente geográfico'  arquipé-sei-lá-o-que*, esperneiam  como indivíduos:


MEU DIREITO ... MEUS CRITÉRIOS ... MINHA IDEIA ... MEU ... MEU ... MEU ...


(Essa necessidade constante de afirmação de si mesmo, faria uma festa para Freud e seus amigos ...)

 Você usa a palavra “Mudar” ... uma palavra que já conhecemos na América Latina, pois tem sido usada como slogan por todos aqueles que vieram para oprimir nossos povos.

 Como aconteceu aqui na minha terra natal quando o neoliberalismo veio para nos destruir, depois do disfarce dos balões amarelos e da mesma lengalenga ...

Com certeza você já conhece essas coisas que aconteceram na minha Argentina. Você estava aqui, então você sabe em primeira mão.

 Falando nisso ...

 Eu esperava encontrar em seus escritos algo sobre seu estudo na Universidad Torcuato Di Tella ...

 Tire-me uma dúvida: como você cobriu os custos, como cubano comum, dramaturgo manipulador de melhorias sociais, emancipador na luta contra o arroz e a batata doce mouros, que reclama da dificuldade até de comprar frango em Cuba?

 Estou perguntando porque para mim, uma escritora internacionalmente conhecida, muito viajada e conhecida, me seria difícil  pagar a mensalidade caríssima daquele bastião de ricos ...

 Parece um paradoxo então: ou não existe tal falta de material em Cuba e você pode arcar com os custos ...

 Ou alguém paga por você ...

 Seja sincero Yunior:

 Quem te paga por isso?

Você contou isso aos seus irmãos cubanos, que afirma defender?

Sinceramente, todos sabemos que no mundo capitalista se cobram preços.

Ninguém dá nada de graça.

Eles podem lhe fornecer algo, em troca de ...

Se você não pagou com dinheiro Yunior ...

Como você pagou?

Você está devendo?

O que você deu em troca nessa selva de ofertas e demandas?

Não me diga que eles te presentearam por sua beleza. Como você mesmo diz:

!Sai pra lá com essa história ! ...

Você também se identifica em sua escrita com um filme ianque: "The Matrix".

 Eu poderia ter sugerido o cinema francês, mas mesmo na escolha de se projetar, você insiste em olhar para determinado lado.

 Ao ler você, penso antes, no conceito de Modernidade Líquida, tão bem elaborado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Quando discute como as realidades sólidas de nossos avós se desvaneceram em um mundo mais precário, provisório, ávido por novidades e, muitas vezes, exaustivo. Essa necessidade de mudança constante e transitória ... liquidez como água correndo por entre nossos dedos ... consumismo ... globalização ... o mundo descartável ... onde "todas as coisas fluem, se movem, transbordam, escoam e pingam, sempre  por um período limitado de tempo e sem ocupar um espaço específico e definido ”.

Bauman suscita a dissolução do sentido de pertencimento social e a primazia do individualismo e é como se ele te descrevesse:

Seus direitos Yunior… Seus direitos…. E de novo ... Seus direitos ...

E a ideia de que chegar a comprar coisas materiais exorciza seus fantasmas, em uma sociedade sinóptica na qual você se pensa e se imagina campeão da justiça ... naqueles êmicos, fagos ou não- lugares, onde pessoas raciocinam como você.

 Você vai se perguntar a esta altura, por que eu, sendo uma estrangeira, dou minha opinião sobre você ...

Opino, porque vejo que a sua luta não é a sua.

Opino, porque é evidente que você recebeu apoio do império, o mesmo que ameaça intensificar as sanções contra a pátria que você afirma defender ...

Opino, porque pessoas que viajam pelo mundo como eu, percebemos mentiras e enganos a várias centenas de milhares de quilômetros de distância.

                              

Se para você "aplicar a lei" é uma ameaça, você é um delinquente

Se esta luta te pertencesse mesmo, se não tivesses servidão forçada a ninguém, no ato e face à iminência daquela ação estrangeira que sufocaria mais o teu povo, tu como pessoa com códigos e ética (se tu as tivesse) teria interrompido a marcha de 15N Imediatamente !!!

Você teria avaliado que o inimigo está tentando se apropriar de  sua reivindicação para prejudicar ainda mais seu povo.

Sua conivência e inércia em face disso corrobora que você é mais uma marionete de seu domínio.

E você não o faz. Não se opõe aos abutres que pairam ávidos pela soberania de sua pátria, ávidos por catar até o último vestígio da identidade cubana.

Você espera esse apoio estrangeiro.

 Isso então me permite, uma estrangeira, sair para defender meus amigos e os seres que amo lá.

Se você permite que os estrangeiros fiquem do seu lado, seja um bom homem e com suas gônadas bem posicionadas para que o mesmo aconteça do outro lado.

Isso é jogar um jogo limpo e justo, você não acha?

A diferença entre mim e seus amigos estrangeiros são as motivações: sou movida pelo amor a esse país que habita meu coração.

Não peço nada a Cuba.

Não espero nada dela.

Só o amor gera maravilha ... como diz a música.         

E aqui estou, defendendo a Cuba que amo, que escolho como minha, onde estão os cubanos que se mantêm fiéis aos seus princípios e merecem a minha admiração e respeito.

Você ... você escolheu mal seus amigos estrangeiros ... é uma pena que por causa deles, você lançou seu caminho no abismo da traição.

 Você já pensou quando não for mais útil para os necrófagos do norte, quão pedregoso será o caminho do desprezo e da rejeição de seu povo?

 Veja que Roma paga traidores, mas depois os odeia.

Você fala sobre como os direitos humanos não são respeitados em Cuba e se abriga sob as asas do império. Justamente os que não respeitam qualquer direito humano que seja nomeado.

Explique, Yunior… Por que os EUA não ratificaram o Pacto de San José de Costa Rica? Ou você pensava em dizer que isso só aconteceu em Cuba?

 Diga-me Yunior ... Como você explica o caso Russell Bucklew para mim? Quando os Estados Unidos o executaram apesar da intervenção da CIDH e de acordo com a Comissão Interamericana, cometendo uma grave violação dos direitos fundamentais da vida. Protegido pelos artigos I e XXVI da Declaração Americana e violando as obrigações internacionais dos Estados Unidos como membro da OEA.

 De fato, a Suprema Corte de Justiça dos Estados Unidos concluiu que ele não tinha direito à morte sem dor, dispensando os recursos impetrados e com uma ação de punição cruel, o estado de Missouri executou um prisioneiro que tinha uma doença terminal e que tinha sido um prisioneiro modelo por 23 anos, com um registro prisional exemplar.

Para onde foi o respeito pela vida humana, pela nossa sociedade, se não lhe foi dado o direito de viver a sua vida na prisão? Que diferença existe então entre os próprios EUA e Russel Bucklew

Esse é o seu modelo de país a imitar, Yunior?

Na verdade, a mesma Comissão Americana de Direitos Humanos observa que os Estados Unidos são atualmente o único país da região que realiza execuções com pena de morte, não sou eu que estou dizendo ... eles estão dizendo ...

Conte-me Yunior… sobre as crianças migrantes detidas no centro de detenção de Donna nos EUA… O que você acha?

Você sabe por que estou perguntando?

Porque se você permitir o apoio dos ianques para suas lutas, quando eles cometem esses abusos dos direitos humanos diariamente, vou pensar Yunior que sua moral e intelecto foram "lobotomizados", que você é um zumbi funcional, uma alma penada disfuncional e um analfabeto dissidente até da linguagem oral e balbucio ...

 Ou o mais provável e óbvio: encheram muito bem seus bolsos ...

 Se eu estiver errada em minha avaliação, você pode provar assim para mim:

EXIGINDO DOS ESTADOS UNIDOS QUE  NÃO PARTICIPEM DA SUA MARCHA COM SANÇÕES PARA O SEU POVO.

Mas você não vai ... você não pode ...

Você vê como é tão simples assim, derrubar sua máscara e mostrar sua indignidade?

Sabe de uma coisa? Quando aquele que se diz defensor dos direitos humanos o é mesmo, ele os defende em qualquer canto do planeta.

Olhe senão para mim: eu saio a defender Cuba, Moçambique, Índia, Nyanmar, Bósnia ou onde quer que a dignidade humana assim me pede para fazê-lo.

Onde em Cuba os direitos humanos não são respeitados? Que voz  autorizada você tem? Aqueles que dizem isso a que interesses ocultos  respondem?

Já viajei por lugares da Terra onde o desrespeito aos direitos humanos é flagrante.

Não é o caso de Cuba.

Seria extenso neste texto mencionar os sites dos quais falo ou escrever meu extenso currículo, ou meu trabalho de quase 30 anos defendendo-os e isso me dá autoridade para afirmar isso.

Eu não entendo sua habilidade seletiva e seus dois pesos Yunior ...

Eu sugiro que você leia sobre a Conferência de Yalta, aprenda sobre Roosevelt e Churchill, para que entenda as raízes da interferência ianque ... Truman e sua decisão de lançar bombas em Hiroshima e Nagasaki ... a Doutrina Truman ... o Plano Marshall ...

Realmente Yunior: Você não sabe disso? Seus amigos do norte são os vizinhos malcomportados do planeta Terra. Violadores compulsivos dos direitos humanos. Os geradores de guerras, fome, morte, desolação e destruição.

Já ouvi seus áudios inventando sua "marchinha murchinha"   junto com algumas joias da coroa do mercenarismo.

 Sua angústia material pesa tanto que você coloca a paz de seu povo na corda bamba?

Você não gosta do que a maioria escolheu? ...

Bem, bem-vindo à democracia !!!!

Funciona assim: funciona o que a maioria quer ; e acredite que se em Cuba a maioria tivesse escolhido pelo NÃO ao sistema de governo que tem, eu seria a primeira a apoiar o povo.

Existe um ditado que diz: Se você não é uma solução para o problema, você é parte do problema.

Que modelo de país você imagina?

Disneyworld é fantasia e Narnia não existe ... viaje pelo mundo e veja o outro lado da moeda neoliberal.

O que te faz pensar que você e os seus estarão do lado dos ricos, nessa cara e  cruz do capitalismo?

Sim, você é ignorante.

Sonhe,  Yunior ... sonhe !!!

Sonhe em pertencer àquela elite que tanto mente para você.

Enquanto isso, você exala: cheira a traição ...

O que estou dizendo a você não é uma queixa, mas a evidência que suas próprias ações trazem à luz; É o que você exala, como adrenalina de medo.

Isso mostra que : você sabe tanto sobre direitos humanos como eu sobre a física quântica e constante de Planck ...

Em direitos humanos eu tenho uma vantagem sobre você: eu sei, na verdade eu me formei neles, em Segurança Cidadã.

Então vá a outro canteiro para semear cizânia, que enquanto esta amiga cubana esteja de pé, levantará a voz para desmascarar farsantes como você.

Eu gostaria que você tivesse argumentos para debater ...

Gostaria que você não funcionasse com o chip de conveniência ...

Esperamos que você consiga o greencard, pois todas as suas ações nos mostram suas aspirações.

Exercer direitos é saber em primeiro lugar respeitar as obrigações.

 RESPEITO.

 RES-PEI-TO.

Algo que você não aprendeu.

O dia 15 N-Cuba, será a sua versão local das palhaçadas de Otaola no 24 O-Vaticano.

NT: Esse é o Otaola, triste figura...

Como seus amos do norte, você chegará ao ponto em que os ianques estão: eles não podem vencer, não querem perder e não sabem negociar ...

Se você ama o seu povo, na verdade, esta marcha de 15 N deveria ser abortada. Pegue as migalhas de dignidade que você deixou e entenda que ser digno muitas vezes envolve contratempos e ajustes.

Em vez disso, construa e se levante com a altivez de homens justos e mostre que você é capaz de fazer coisas grandes, realmente grandes.

A humildade de reconhecer erros é um deles.

Se você marchar, ir para a cadeia por infringir a lei será o menor dos seus problemas !!

O pior?

Que inscreverás o teu nome, por toda a eternidade no inconsciente coletivo do teu povo como mais um triste fantoche e traidor que passou com vergonha... e sem glória ...

A essa altura dá para perceber que você é como o capacho da porta da frente, onde os ianques limpam os pés ...

Você não é nenhum Robin Hood.

E  não fantasie tanto, dramaturgo, que gente como você no meu bairro chamamos de traidores !!!!


Lembre-se:  O SER HUMANO É O MESTRE DE SEUS SILÊNCIOS E UM ESCRAVO DE SUAS PALAVRAS.

O mundo te observa

Eu estou entre eles.


Karina Silvina Krenn (Kari Krenn) Escritora argentina, especializada em poesia contemporânea, autora do livro Poémame, entre angustias y esperanzas, publicado em 2019, também Doutora Honoris Causa em Criatividade, Humanidade e Cultura Internacional, título concedido pelo IFCH e Mil Mentes por México.
 Em seu perfil no Facebook, compartilhou com seus leitores as palavras dirigidas a Yunior García, que se apresenta como um “patriota preocupado” com os direitos de todos os cubanos, utilizando um discurso cheio de hipocrisia e mensagens destinadas a confundir e mobilizar sentimentos de solidariedade com suas posições, tentando esconder os interesses sórdidos que o movem.



*NT: trocadilho com "archipielágo", nome da organização que o apoia. 

Tradução: Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba

https://www.cubaenresumen.org/2021/10/consejo-de-kari-krenn-para-yunior-garcia-mas-vale-permanecer-callado-y-que-sospechen-tu-necedad-que-hablar-y-quitarles-toda-duda-de-ello/


NT: Aqui um vídeo de 13 minutos que mostra de forma resumida a trama de 15N, da marcha “legal, pacífica e independente”, aquela obra de personagens bombásticos e gestos bombásticos, chegou ao fim. E eles sabem disso, todos nós sabemos disso. Mesmo que a "imprensa independente" se cale, mesmo que alguns fundamentalistas, divorciados de todas as formas de racionalidade, tentem justificá-la; embora nenhum deles queira admiti-lo: já essa encenação não contém uma substituição. Não foi obra de um roteirista, mas uma consequência lógica das alianças forjadas entre seus protagonistas. Eles terão que inventar outra coisa ... e algum outro líder.

                                                 





Nenhum comentário:

Postar um comentário