18 de nov. de 2015

A DAIA ABRE PROCESSO CONTRA O DIRETOR DE "RESUMEN LATINOAMERICANO" POR SER SOLIDÁRIO AO POVO PALESTINO

#‎FIMDOBLOQUEIO‬

Por Carlos Aznárez 

Desta vez escrevo na primeira pessoa, uma vez que como diretor – há 22 anos – da agência de comunicação “Resumen Latinoamericano” ( jornal, rádio e TV) me vejo lamentavelmente envolvido em uma ação contra o direito a opinar, informar e me manifestar, direito que está explicitamente amparado pela Constituição Nacional.
 
Como tudo começou? Há alguns dias recebi em minha caixa de correio um email da empresa Google (escrito em inglês) no qual me informava que “em um prazo de dez dias” o Google deveria facilitar o acesso de todos os meus correios em função de uma intimação realizada pelo Juizado Criminal de Primeira Instância, Contravencional e de Faltas de número 28 onde tramita a causa N. 7271/15. Desta forma singular fiquei sabendo de uma incrível invasão à minha privacidade como jornalista, uma vez que se trata de correios que habitualmente utilizo para trocar informações com outros colegas ou com diferentes meios de comunicação além de outros endereços pessoais que qualquer pessoa pode ter em sua caixa de entrada. Esta intromissão se baseia em uma denúncia penal feita pela Delegação de Associações Israelitas Argentinas (DAIA) pura e simplesmente por ser solidário com o povo palestino.
 
A DAIA e seus advogados se apresentaram perante a promotoria N.25 para me acusar de “organização e propaganda discriminatória” sob o argumento de “anti-semitismo”. As razões apresentadas para tamanho procedimento são mais que toscas e me ofendem como cidadão e como jornalista.
 
A DAIA se refere à minha participação em uma atividade solidária com o povo palestino em agosto de 2014, quando toneladas de bombas israelenses caíram sobre Gaza e provocaram a morte de milhares de mortos inocentes - com uma alta porcentagem de crianças – entre a população daquela cidade, assim como acontece hoje na Cisjordânia. Nessa ocasião, como em tantas outras, devido à minha tarefa profissional, exercida tanto no jornal Resumen Latinoamericano como colaborando com os canais internacionais Russian Today, Hispan TV e Alba TV ,coube a mim cobrir jornalisticamente o ato e além disso fui convidado a expressar minha opinião sobre o que vinha ocorrendo em Gaza.
 
Só o fato de estar ali presente junto com outros argentinos e argentinas, descrevendo cruamente o que estava acontecendo em Gaza e em todo o território palestino, parece constituir um crime para meus acusadores e por isso tratam de me processar, requerendo uma pena de prisão para desta maneira pôr em marcha uma aberta perseguição ao direito de informação, de expressão e de opinião. 

É por tudo isso que quero DENUNCIAR essa grave agressão contra minha pessoa e o veículo que represento, o que sem dúvida é uma tentativa de discriminar e cercear o direito de informação.

                                                   VENCEMOS !!! VENCEREMOS !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário