13 de ago. de 2021

"Sou uma mulher privilegiada" - Por Aleida Guevara March



   13 de agosto de 1926, nasce um menino no oriente de Cuba e o chamam de Fidel Castro Ruz. Contaram-me muitas histórias, umas mais seguras que outras, visitei a casa onde nasceu e cresceu e depois se tornou o grande homem que liderou a Revolução Cubana.

   É uma casa espaçosa, mas muito simples, onde se ouve os risos e sons de uma casa com vários filhos; com um pouco de imaginação dá para vê-los naquele ambiente saudável e livre, em contato com a natureza.

    Existem livros onde histórias daquela época contadas por ele mesmo são reunidas, seja em entrevistas ou conversas entre amigos e conhecidos, se lhe chama a atenção, eles estão lá. É sempre muito interessante entender como as grandes mentes são formadas. É realmente apaixonante.

     No meu caso, conheci o tio Fidel quando ainda era uma menina, tenho mais lembranças da minha infância com ele do que com meu próprio pai, então com o tempo passei a amá-lo como se ama um pai verdadeiro, contava-lhe tudo que estava fazendo de mais importante na minha vida. Sinto muita falta dele.

      Nos últimos tempos mal o via, mas não parava de lhe escrever, gostava de o colocar a par da minha vida, devo admitir que às vezes também gostava de me opor a ele e de vez em quando ganhava, mas para ser sincera , muito poucas vezes. O tio era uma riqueza infinita de conhecimento, ele lia muito, estudava, acho que era médico, cientista, professor e mais do que um pouco de tudo. Pergunte a qualquer profissional que tenha conversado com ele sobre algo, ele era realmente incrível. Mas estou convencida de que foi antes de tudo um grande professor, daqueles que mostram com a sua vida, com o seu exemplo pessoal, como deve ser um homem bom, um ser humano útil à sociedade.

    Fidel é o patriota mais apaixonado que conheço, lembro-me de uma ocasião em que eu estava indo para a Nicarágua, brincando disse a ele que lá me apaixonaria e ficaria naquela terra, ele não gostou nada e me disse que então me mandaria para o Iêmen, foi quando eu comecei a rir e disse a ele que nesse caso eu me casaria com um camelo e ficaria lá do mesmo jeito e ele percebeu que eu o estava atormentando e relaxou. Mas a verdade é que ele entendia perfeitamente o que o amor significava e o protegia, o respeitava. Nem é preciso dizer que era um internacionalista total, e que sim, professava o mais absoluto respeito pela soberania dos povos.  Esteve presente em várias conversas, onde líderes estrangeiros lhe pediam conselhos, mas ele nunca os dava se isso implicasse em intromissão implícita nos assuntos internos de outros povos.

    Fidel é considerado no mundo árabe um grande herói, por sua sabedoria, seu poder de análise, mas acima de tudo pelo respeito que demonstrava perante outro ser humano.

    Assim é que este ser tão especial completaria 95 anos de vida, parece-me muito pouco, tanto fez por nós que parece que viveu milhares de anos, para muitos continua o seu trabalho, a validade das suas palavras, a clareza de suas ações. García Márquez disse que Fidel ia para o futuro e depois voltava e nos contava e acho que tinha muita razão, graças a essa infinita sabedoria, amor ao seu povo e trabalho incansável, hoje Cuba tem suas próprias vacinas para poder combater esta pandemia cruel que nos flagela e graças à sua educação temos a capacidade necessária para compartilhar nossas conquistas com outros povos do mundo.

   Como gostaria de poder abraçá-lo e acariciar sua barba, sinto muita falta dele, mas vejo aquela garotinha em suas pernas, falando sem parar e repetindo muitas vezes o que tinha ouvido durante o dia e não consigo parar de sorrir e sentir que sou uma mulher privilegiada, tenho a honra de tê-lo conhecido e é um prazer compartilhar com vocês, meus amigos, esses lampejos da minha memória.

Um grande abraço e um forte Viva a Fidel!

Feliz aniversário tio. Seguimos te amando.

 

Aleida Guevara M.




Soy una mujer privilegiada.

 

13 de agosto de 1926, nace en el oriente cubano un niño, le llaman Fidel Castro Ruz. Me han contado muchas historias, algunas más seguras que otras, visité la casa donde nació y creció y se convirtió, tiempo después en el gran hombre que lideró la Revolución cubana.

Es una casa amplia, pero muy sencilla, donde puedes escuchar las risas y los sonidos de una vivienda con varios niños, con un poco de imaginación puedes verlos en ese ambiente sano, libre, en contacto con la naturaleza.

 Hay libros donde se recogen anécdotas contadas por él mismo, de esa época, ya sea en entrevistas o conversaciones entre amigos y conocidos, si les llama la atención están ahí; siempre es muy interesante entender cómo se forman las grandes mentes. Es realmente apasionante.

En mi caso conocí a tío Fidel cuando era una niña pequeña, tengo más recuerdos de mi infancia junto a él que con mi propio padre, así que con el tiempo lo llegué a querer como se quiere a un verdadero padre, le contaba todo lo que hacía y lo más importante de mi vida. Lo extraño mucho.

En los últimos tiempos casi no pude verlo, pero no dejé de escribirle, me gustaba ponerlo al tanto de mi vida, debo reconocer que en ocasiones también me gustaba llevarle la contraria y alguna que otra vez vencí, pero para ser sincera, muy pocas veces. Tío era un caudal infinito de conocimientos, leía mucho, estudiaba, creo que era médico, científico, maestro, y de todo más que un poco. Pregunten a cualquier profesional que haya hablado con él sobre algún tema, era realmente asombroso. Pero estoy convencida que fue ante todo un gran maestro, de los que muestran con su vida, con su ejemplo personal, como debe ser un buen hombre, un ser humano útil a la sociedad.

Fidel es el patriota más apasionado que conozco, recuerdo una ocasión, en que yo partía para Nicaragua, le dije bromeando que me enamoraría por allá y me quedaría por esa tierra, no le gustó nada la cosa y me dijo que me mandaría para Yemen, ahí me entró la risa y le dije que en ese caso me casaría con un camello y me quedaría igual, se dio cuenta que lo estaba mortificando y se relajó.  Pero lo cierto es que entendía perfectamente lo que significaba el amor y lo protegía, lo respetaba. De más está decirles que era un internacionalista total, pero eso sí, profesaba el respeto más absoluto a la soberanía de los pueblos, estuve presente en alguna que otra conversación, donde mandatarios exteriores le pedían consejos, pero nunca los daba si ello implicaba inmiscuirse en los asuntos internos de otros pueblos.

Fidel es considerado en el mundo árabe como un gran prócer, por su sabiduría, su poder de análisis, pero sobre todo por el respeto que mostraba ante otro ser humano.

Así pues, este ser tan especial cumpliría 95 años de vida, me parece muy poco, hizo tanto por nosotros que parece que vivió miles de años, para muchos continúa su labor, la vigencia de sus palabras, la claridad de sus acciones. García Márquez decía que Fidel iba al futuro y luego regresaba y nos contaba y creo que tenía mucha razón, gracias a esa infinita sabiduría, amor a su pueblo e incansable labor, hoy Cuba cuenta con sus propias vacunas para poder combatir esta cruel pandemia que nos azota y gracias a su educación tenemos la capacidad necesaria para compartir nuestros logros con otros pueblos del mundo.

Como me gustaría poder abrazarlo y acariciar su barba, realmente lo extraño mucho, pero veo a esa pequeña niña sobre sus piernas, hablando sin parar y repitiendo muchas veces lo que había escuchado en el día y no puedo dejar de sonreír y sentir que soy una mujer privilegiada, tengo el honor de haberlo conocido y me da placer compartir estos flashes de mi memoria con ustedes, mis amigos.

¡Un gran abrazo y un fuerte viva por siempre Fidel!

Feliz cumpleaños tío. Te seguimos amando.

 

Aleida Guevara M.





Nenhum comentário:

Postar um comentário