12 de abr. de 2020

Cotidiano em Cuba na pandemia . #CubaSalvaVidas #BloqueioMata

Dois testemunhos do cotidiano em Havana.  Uma narradora é francesa, e a outra, argentina. Ambas residentes em Cuba.


        "Hoje quarta-feira 8 de abril, passou a enfermeira do consultório do médico da família, como sempre muito sorridente, acompanhada de 2 estudantes. Perguntaram-me minha idade, se tinha sintomas respiratórios, e  frente à negativa, entregou-me o medicamento homeopático PrevengHo Vir, para reforçar as defesas  frente à Covid-19, explicando-me como  tomar.

Em nenhuma parte do mundo me sentiria mais em segurança que em Cuba. O sentimento de saber que um sistema inteiro cuida de mim , hoje representado por 3 pessoas, é algo que poucas pessoas experimentam nos países onde se abandonaram as políticas públicas de saúde para privilegiar os lucros
 Então, obrigado Cuba! Diga-me em que te servir!"


             "Hoje veio um senhor de barbicha, que é o médico de família de meu bairro,  nos entregar o Prevengho-Vir  e  se assegurar que todos, andar por andar, entendemos as fases epidemiológicas mundiais (e também a cubana) e como nos fornecer este produto homeopático que dentre outras coisas se usa em momentos de risco epidemiológico  como sabemos que  tem o mundo inteiro.

Não é vacina, mas nos ajuda a potencializar o sistema imunológico. É cubano e é de distribuição gratuita a toda a população, em risco ou não.
E é aí quando te dás conta da importância de contar com um sistema de saúde público e que se use grande parte do orçamento do Estado. O resto é história.
#Cuba, que linda é Cuba ❤"







   













 E esse aí ao lado é o medicamento distribuído gratuitamente à população.

No caso, muito bem acompanhado de livros e retrato de José Martí.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário