29 de dez. de 2020

ALICIA ALONSO: "Me ofereceram cheques em branco, mas existem princípios."

 

Manuel Llorente - El Mundo.- O livro 'Alicia Alonso' revê a vida e as palavras da bailarina e coreógrafa cubana que teria completado 100 anos no dia 21/12. Alicia Alonso, com aquelas unhas compridas, uma estrela do cinema em preto e branco de Hollywood, o seu jeito de alongar as palavras, a elegância do seu andar (deslizava), as suas opiniões fortes, o seu amor pela dança ... Ela viveu quase 99 anos. Hoje teria 100 anos. A dançarina e coreógrafa cubana parecia imortal e talvez fosse, à sua maneira.

     Nascida Alicia Ernestina de la Caridad del Cobre Martínez del Hoyo, dançou no American Ballet, no Bolshoi, no Russian Ballets, na Paris Opera, no Scala de Milão ... Onde não dançou.

      Esta é uma breve revisão de alguns dos assuntos que lhe interessavam, afirma o livro Alicia Alonso. Diálogos com dança (Ediciones Cumbres) os reuniu sobre balé e muitos outros temas que a interessaram. A poetisa cubana Dulce María Loynaz, Prêmio Cervantes de Literatura, escreve no prólogo: “Isadora Duncan diz simplesmente, falando resumidamente, que a bailarina deve se mover como uma luz, pousar no chão com a naturalidade de um raio de luz em algumas flores "(...) Alicia é uma verdadeira luz que se move. Ela é leve, ondulada, quase translúcida. "


    Primeiros passos. "Assisti a uma aula de balé pela primeira vez em 1931 [tinha 11 anos]. Naqueles anos, uma famosa dançarina espanhola se apresentou em Havana, a primeira artista que me impressionou profundamente. Era Antonia Mercé, a Argentina."


   Balé Nacional de Cuba. “Fundamos o que é hoje o Ballet Nacional de Cuba [1959] porque considerávamos que era necessário Cuba ter uma companhia de balé, porque acreditávamos que era importante para a cultura. E para que o bailarino cubano pudesse fazer carreira em sua pátria”.


    O bailarino e o coreógrafo: “Você tem que entender o coreógrafo, criar o personagem que o coreógrafo quer. O que eu não concordo é que o dançarino seja um pedaço de carne morta a quem se diz 'para a esquerda , para a direita '. Será uma obra morta. "


    Nureyev. “Quando finalmente dançamos juntos pela primeira e única vez, em Palma de Mallorca, pude conhecê-lo mais de perto. Poucas semanas antes eu fui sua convidada na maravilhosa ilha Li Galli, que ele possuía perto de Capri, e fiquei comovida com sua solidão, sua necessidade de afeto e como, ao mesmo tempo, as circunstâncias de sua vida tornavam impossível que as coisas fossem de outra forma. "


    Visão: "O problema de visão surgiu em 1941, quando ocorreu o ataque japonês a Pearl Harbor. Eu estava me submetendo a uma cirurgia nos Estados Unidos. Os médicos me disseram: 'Três meses na cama'. Claro, o ideal seria ficar seis meses Respondi-lhes: “Um ano e eu danço.” Eles responderam: “É impossível.” Reiterei: “Um ano e danço.” Fui eu mesma que fixei o prazo de um ano. Um ano depois, dancei. ”


   Tuberculose: “Quando eu era criança, algumas senhoras da Pró-Arte diziam que eu não sabia dançar porque tinha tuberculose. Aconselhavam as meninas a não me baterem porque eu estava com tuberculose. Isso porque eu era muito magra. Aí elas começaram com os meus olhos. Todas as vezes que iam fazer uma nova operação, avisaram-me: "Esta é a última. Não podes continuar a dançar." A minha carreira baseia-se desde pequena no fato de não poder fazer. Estavam todos errados. Impus a minha força de vontade e continuei a dançar "


    A Revolução: “Nos Estados Unidos me ofereceram contratos fabulosos, cheques em branco. Ofereceram-me muitas coisas. Diz-se que todo mundo tem um preço. Acredito que todo mundo tem um preço, mas preço nem sempre significa dinheiro. Existem os princípios. Comigo se equivocaram. "


    EUA e Cuba: “Como Embaixadora da Boa Vontade da UNESCO, sinto que tenho o dever de defender a dignidade da pessoa humana, a diversidade cultural (...). Trabalhemos juntos para que os artistas e escritores cubanos possam levar seus talentos aos Estados Unidos e que vocês não sejam impedidos de vir à nossa ilha. "


   Idade: "Quando acordo tenho cem anos, e ao longo do dia fico cada vez mais jovem, até que ouço a orquestra começar a tocar e a partir daí, não tenho idade."


    Antonio Gades. "Antonio Gades disse uma vez que 'se um homem se dedica a fazer algo, ele tem que ser honrado e honesto o suficiente para tentar atingir o máximo de suas possibilidades'. Ele fez isso, ele conseguiu" (Palavras de louvor ao artista espanhol por ocasião do título de doutor honoris causa pelo Instituto Superior de Arte de Cuba em 1999).


     Começos. “O início das minhas atuações profissionais nos Estados Unidos não foi precisamente na dança clássica, mas na Broadway, nas comédias musicais (...) Em 1940 assisti pela primeira vez a uma apresentação de Giselle. Foi no Metropolitan Opera House e Alicia Markova e Anton Dolin estavam encarregados dos papéis principais, e eu entendi então que, apesar dos muitos anos desde que foram criados, os clássicos podiam estar intensamente vivos. Dancei minha primeira Giselle com o dançarino principal André Eglevsky no Metropolitan em 1945. Os críticos ficaram entusiasmados com isso. "


    Disciplina: "Há que se  dar aulas sempre. Não se pode perder um minuto se quiser ter um bom resultado. E assim todos os dias . Ensaio todos os dias. Vou às aulas como qualquer outra aluna. Tenho que manter meu corpo em forma E se vou trabalhar em uma sessão, ensaio com rigor. Sempre. "



Tradução: Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba

https://www.cubainformacion.tv/cuba/20201221/89274/89274-me-pusieron-cheques-en-blanco-pero-existen-los-principios-en-el-libro-alicia-alonso

Um comentário: