19 de mar. de 2020

#CubaSalva #CubaEsGrande REFLEXÕES DE UM CUBANO (e a famosa frase: "Terra à vista !")





Eu também estaria no cruzeiro britânico

 Jesús Álvarez López

Eu também estaria no cruzeiro britânico e seria um dos cinco contagiados, eu que só vi de longe os cruzeiros. E não é paranoia, ainda que motivos não me faltem porque até se tem dito por aí que fui o primeiro infectado de coronavirus em Cuba, porque o doente de Santa Clara foi inscrito com nome e sobrenome iguais aos meus . E senti-me como se fosse um passageiro doente do cruzeiro porque me coloquei no seu lugar.

Pessoas que o abordavam alegres para desfrutar os prazeres da vida, tornaram o contato  em um inferno. É que o ser humano está preparado para suportar o ódio, a injúria, o desamor… mas não para sentir que a humanidade inteira te despreza,  que tua vida não interessa a ninguém. Isso deveriam pensar turistas e tripulantes do ‘MS Braemar’, ao menos até que viram no meio de um universo surdo a seu pedido, o braço aberto de Cuba solidária. Devem ter pulado de emoção ao sabê-lo, com alegria similar à daqueles expedicionários de uma caravela, há  mais de 500 anos , quando escutaram o vigia Rodrigo de Triana gritar TERRA em uma madrugada de outubro. Conta Cristóvão Colombo em seu diário que se podia vê-los “de joelhos e chorando de prazer em gesto de extremo regozijo”.

Não importa o que digam os malvados de sempre, certamente inverdades, porque negaria nossa essência humanista, de que se nosso governo tivesse negado a recebê-los, choveriam as afrontas. Como Cuba se abriu e ofereceu seu peito aberto, como uma enorme Ceiba*, para salvar os desabrigados que deambulavam  pelo mar desde fevereiro, sem que ninguém se atrevesse a abraçá-los, pois se arremete também contra minha pátria. Malvados, cínicos, desalmados, hipócritas. Conta Colombo que aqueles marinheiros ao escutar o grito de Rodrigo de Triana davam Graças a Deus, enquanto se abraçavam.

Eu pude ver agora os passageiros do cruzeiro de minha história dar GRAÇAS A CUBA, abraçados, ao saber do nosso gesto solidário. E isso me basta. Após esta nobre ação sinto mais orgulho ainda de ter nascido na Cuba de Fidel.

*Ceiba   - conhecida como “Árvore da Paz” em Cuba  (N.T.)


Tradução: Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba



"Cuba receberá e oferecerá cuidados aos viajantes do cruzeiro MS Braemar. Somos coerentes com nossa convicção de solidariedade com a humanidade"

Miguel Diaz-Cannel
Presidente da República de Cuba 



"Agradecemos muto a colaboração intensiva das autoridades cubanas na operação planejada para devolver ao Reino Unido os passageiros a bordo do cruzeiro #Braemar  #Cuba"

Dr Antony Stokes
Embaixador do Reino Unido em Cuba


"A solidariedade cubana forjou ferramentas originais, criativas e que se adaptam a países de poucos recursos para melhorar a vida dos pobres deste planeta "

Guy Malaterre
Internacionalista francês




                      #NoMasBloqueo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário