8 de out. de 2021

MENSAGEM DE ALEIDA GUEVARA NOS 54 ANOS DA DESAPARIÇÃO FÍSICA DO CHE



      54 anos é fácil falar, mas é uma vida, eu tinha 6 anos, ia fazer 7 quando me deram a notícia que meu pai tinha morrido. Uma criança muito pequena não sabe realmente o que isso significa, mas você cresce e conforme você cresce sente muito a falta da presença do seu pai, você realmente deseja ter essa presença, poder conversar com ele, sentar nas pernas dele , acariciá-lo, beijá-lo, e  eu nunca poderia.

     Mas meu pai deixou um legado muito bonito, digamos de  coerência. Você não pode dizer alguma coisa se não a colocar em prática,  essa pergunta fica no ar. Meu pai mostrou que é preciso ter coerência, ética revolucionária e amor, um grande amor para poder dedicar o melhor da vida para tentar salvar a vida dos outros.

   Ele começou como médico, um jovem médico que talvez quisesse descobrir a cura para doenças tão terríveis naquela época como a lepra, sonhar em ser um grande cientista. Mas quando chegou na nossa América e começou sua caminhada pela Grande Pátria, ele começou a perceber outras coisas,  começou a despertar aquela consciência de ser humano, de tentar melhorar de vida, não mais como médico, mas como pessoa, como homem, tratar de fazer  a vida dos outros mais bela, mais completa, mais plena.

    Meu pai dedicou os melhores anos de sua vida a isso, e ele percebeu aqui mesmo em Cuba que para ser um médico revolucionário é preciso uma revolução e que talvez, e talvez somente somente, você possa dedicar sua vida isolado para tentar melhorar a  vida de outra pessoa , mas não é suficiente. Por isso é importante o movimento social, a força coletiva para poder avançar, para crescer como povo. Aprendeu aqui em Cuba  a unidade do povo, a força do povo cubano foi quem lhe mostrou que só assim poderíamos nos tornar muito melhores e viver com muito mais clareza o que aspiramos para nosso povo. .

    Papai decidiu dar o seu exemplo e isso para mim também é uma das coisas que mais respeito e admiro no meu pai. Amava uma mulher, tinha 4 filhos pequenos, bem, 5 com a minha irmã mais velha, e ele realmente se desprendeu de tudo isso para tentar fazer outra coisa para as outras pessoas poder mostrar-lhes um caminho diferente. Ele não podia apenas falar, ele tinha que praticar e é isso que faz do meu pai um homem muito coerente, ele disse o que pensou e fez o que disse.

    Acho que isso o torna imenso como figura, como exemplo para as novas gerações, aquela capacidade de amar que lhe permitiu deixar os seus entes queridos porque tinha que amar, teve que dedicar a sua vida às outras pessoas. O amor deu-lhe força para seguir em frente.

    São homens como estes que, apesar dos 54 anos de ausência física, temos que continuar a recordar e a praticar, levando-o todos os dias ao quotidiano, é isso que faz com que continue a viver conosco e é isso que sempre almejamos , para que o Che continue a ser aquele exemplo de vida tão necessário para que as novas gerações promovam com o seu exemplo a construção de um mundo muito mais justo e melhor para todos. É a melhor lembrança de um homem como esse.

                                


Tradução: Carmen Diniz 

https://www.facebook.com/CentroCheCuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário