15 de out. de 2022

CUBA, A SURPREENDENTE. (um texto que eu assinaria ...)

Foto: Yaimi Ravelo 
                              

Por Farruco Sesto.   

É impossível não se apaixonar por Cuba para sempre. E digo isto por sentimento, mas também pela razão, por minha própria experiência. Meu caso de amor com Cuba começou há muito tempo, quando eu tinha apenas quinze anos de idade, como um amor juvenil do tipo que permanece vivo e que nunca é esquecido.

Desde então, e eu investi uma vida inteira neste caso amoroso, ela nunca me decepcionou. Nem um único momento ela me fez duvidar dela, ou de mim mesmo, ou dos laços com os quais eu voluntariamente amarrei meu espírito rebelde, meu bem mais valioso, a ela.

Nem por um só momento me desencantei com seus líderes, nem com seu povo, nem com sua revolução, que está aqui para ficar.

Porque Cuba é muito especial. Sempre excepcionalmente bela, com aquela beleza do autêntico, do singular. Sabe? Cuba enche minha alma. Ou porque não dizer de outra forma, coletivamente: Cuba enche nossas almas. E isso nos surpreende a cada momento.

Seria, penso eu, uma boa maneira de chamá-la, quero dizer, se tivéssemos que lhe dar um adjetivo para descrevê-la: Cuba, a surpreendente. Porque depois de mais de sessenta anos de bloqueio imperialista, continua a nos mover, a nos cativar, a nos surpreender, com sua imaginação transbordando de humanidade, sua capacidade de resistência incorruptível, e um exercício permanente de decoro que não é nada menos que incomum, com o qual escreve a história passo a passo da vida cotidiana.

Confesso tudo isso, pelo amor que dedico a ela, que não é um amor cego, mas um amor que está sendo constantemente testado e reafirmado, para destacar o efeito de admiração e prazer que uma rápida leitura do CÓDIGO DAS FAMÍLIAS produz em mim. submetida a uma consulta especializada no ano 21, bem como a uma ampla consulta popular entre fevereiro e abril deste ano, e que, depois de ter sido apoiada pela maioria em um referendo nacional, foi aprovada pela Assembléia Nacional do Poder Popular de Cuba. 

Pode ser encontrada na íntegra na edição ordinária do Diário Oficial da República de Cuba, nº 87, de 17 de agosto de 2022, que consegui baixar on-line.

Por favor, leia, não perca, mesmo que seja uma leitura rápida como a minha. E para aqueles que têm um interesse especial no assunto, tome-o como um documento de estudo e aprendizado. É extraordinariamente valioso, em minha opinião. Uma grande e substancial contribuição à cultura humana, a partir desta ilha mágica e sempre surpreendente, elaborada a partir de sua própria realidade, "baseada na dignidade e no humanismo como valores supremos", que deve ser tomada como referência e exemplo.

Aprendi com meus professores que qualquer verdadeira revolução nada mais é do que, no fundo, uma mudança profunda e irreversível nas relações humanas. A sociedade cubana demonstra isso mais uma vez.

https://cubaenresumen.org/2022/10/15/cuba-la-sorprendente/

Tradução/edição: Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba 


Nenhum comentário:

Postar um comentário